Cultura Rastafari

Uma maneira mais clara e facil de enxergar e entender o Rastafari

O Rastafari sempre esteve unido fortemente ao Reggae, fazendo a música tanto importante socio-politicamente como também culturalmente. Os Rastas perceberam Jah desde os anos 30, mas a cultura Rasta chegou à percepção mundial nos anos 70 pela música positiva de Bob Marley. Rastas compartilham a convicção que a África é sua pátria, e que, por repatriamento, eles escaparão da Babilônia Ocidental. Rasta não é uma igreja. É mais uma essência de crenças espirituais e convicções culturais aberta a uma variedade de interpretações.

A Cultura Rastafari surgiu na década de 30, após a coroação de Selassie I, que para os Rastas é uma divindade. Os Rastafaris se identificam com o Povo Escolhido por Deus (Jah), os Israelitas da Bíblia. A Etiópia é a Terra Prometida (Sião) e todos os outros países do mundo ocidental são chamados de Babilônia, o lugar do exílio.

Para alguns rastas Selassie I não substituiu Cristo mas, ao contrário, fortaleceu a veracidade de Cristo ao levar a luz a um novo povo que tem uma nova interpretação da Palavra de Deus e uma fé e um profundo entendimento das Revelações que prometem o Reino de Deus na Terra. Muitos Rastas não cortam o cabelo (as dreadlocks) por causa das passagens bíblicas.

As cores que os identificam são as cores da África: o verde, o amarelo e o vermelho (também cores da bandeira da Etiópia) e o preto. O verde representa a natureza do continente africano, o amarelo sua riqueza, o vermelho significa o sangue dos escravos e o preto a nossa raça. A dieta é chamada “Ital” (vital, natural). Os remédios são feitos de ervas naturais.

Existem vários seguimentos Rastas como As 12 Tribos de Israel, Bobo Dreads e a Ordem Nyabinghi, mas os rastafaris não seguem doutrinas específicas. O conhecimento dos Rastafaris é simplesmente baseado em sua própria crença e nas palavras da Bíblia. Para eles, ler o Livro Sagrado é aprender sobre a história de Sua Majestade e a Etiópia. Outro livro de grande importância é o Kebra Nagast (A Glória dos Reis), que conta o surgimento da Dinastia Salomônica.

O uso da ganja também é fundamental para suas meditações, visto que a erva foi encontrada no túmulo do Rei Salomão de Jerusalém. A ganja é apontada como A Cura da Nação, por ter várias propriedades medicinas, além de ser muito útil para uma infinidade de coisas (roupas, cosméticos, papel, etc…).
Uma publicidade positiva para os Rastas veio através da música reggae nos anos 70. Há 10 anos atrás se estimava que existiam 1 milhão de rastafaris no mundo.

~ por guimartins em maio 15, 2008.

13 Respostas to “Cultura Rastafari”

  1. finalmente um post que me explica td que vc me fala umas 2 vezes por semana

  2. HUAHuAHUhAU

  3. epah…sobre o q está em cima escrito ….a maioria é já do meu conhecimento porque eu sou rasta …..e como rasta conheço a maioria do q em cima está referido…mas eu nao sabia q a santa erva encontraram-na no túmulo do Rei Salomão…..mas uma vez aprendi ……é tudo o q vos tinha a dzr….Ass:Rastafari Destacado….Live & Peace…..Jah Tafari Makonnen….One Love

  4. aprendi muito pessoa .

    jah bless.

  5. É sempre bom saber mais e mais sobre nós, pois assim fica mais facil de servir a este Deus e estarmos sobre as asas de Jesus que é o único a oferecer esperança para o mundo perdido em seus delitos e pecados. Amados irmãos, não deixe de estar em verdade e paz no caminho em que estamos, para que não seja tirado de voz o direito de verem o amor de Sião a nossa “casa” prometida.

    “Que o espirito de Deus esteja em nós, Permaneça em paz e amor sempre”

  6. sabemos q todos tem essa clareza de q o rastafari esta ligado ao reggae, porque o cabelo é rasta e a maioria q me aborda com a seguinte pergunta: você gosta de reggae. ok!!!

  7. nos somos parte da nova revolução, uma revlução pela liberdade à mt profetisada e desejada ==))

    [[PEACE&LOVE]]

  8. APRENDI MUITO
    CADA VEZ MAIS PERTO DA VERDADDE, QUE O SISTEMA ENSISTE EM ESCOMDER
    DO DEUS INVENSIVEU O CRIADOR DE TODAS AS COISAS,JAHHH

  9. Um VERDADEIRO Rasta indiretamente não faz parte dessa babilônia, ele apens espera a hora H, a hora onde o todo poderoso JAH (Criador) ira nos dar a TERRA PARADISIACA, e consequentemente DERRUBAR A BABILÔNIA, terra de satanás.

  10. HOJE ENTENDO QUE DEUS CRIOU TODAS AS COISAS ! A BIBLÍA TESTIFICA ISTO, A FILOSOFIA RASTA EM CULTURA TEM SUAS INFLUÊNCIAS DESDE O LIVRO DE EXÔDO MOISÉS E SEU CHAMADO A TERRA PROMETIDA.
    PARTINDO PARA (NÚMEROS CÁP.6) VOTOS DOS NAZIREUS E SUA SEPARAÇÃO , SEGUINDO PARA JUÍZES SANSÃO E SEUS MISTÉRIOS SOBRE SEUS CABELOS COMPRIDOS .
    ENTRE AS GRANDES TERRAS MISTÉRIOSAS COMO O EGITO E A ETÍOPIA.
    ONDE O HOMEM MORTAL, TIVERAM SEUS BONS E MAUS PENSAMENTOS HUMANOS, ONDE OUTROS MISTÉRIOS NÃO CABEM HOMEM PÓ DA TERRA SABER. COMO DIZ AS ESCRITURAS SAGRADAS.

  11. Aleluia que alguem decide por uma coisa sobre esta religião que adorava fazer parte.Adeus e…PEACE & LOVE❤

  12. so pra constar, rastafari nao eh uma religiao e sim uma cultura crente em Jah… a paz de Jah pra todos..

  13. eu sou dessa cultura pos acredito numa africa prospera e unida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: