Call of Duty 4

Call of Duty 4

A série Call of Duty sempre se passou na Segunda Guerra Mundial, mas a Infinity Ward – produtora do game – resolveu inovar: agora os confrontos são nos tempos atuais.

História
Durante o jogo, você toma controle sobre soldados de duas nações: Estados Unidos e Reino Unido.
Em uma situação, um país do Oriente Médio sofreu um forte golpe de Estado, e o governo militar declara guerra contra o “Grande Satã”. Em outra situação, os sensacionalistas russos também planejam uma grande guerra, e você deve acabar com toda esta confusão, através de missões por diversas localidades do planeta Terra.
É uma história simples, mas você ficará boquiaberto com os detalhes e ao ter a impressão de estar dentro de um filme de guerra.

Jogabilidade
COD4 pode lhe proporcionar uma das melhores experiências no mundo dos games quando o assunto é Jogabilidade.
O modo de visão é em primeira pessoa, o que deixa fácil jogar, além dos movimentos dos soldados ficarem mais reais, como por exemplo, na hora de correr.
Movimentamos o soldado pelas teclas W-S-A-D e atiramos com o mouse, tudo com muita rapidez e praticidade. Enfim, os comandos do jogo são todos muito simples.
O jogo conta com incríveis momentos de ação, e justamente por isso existem muitos “esconderijos” para nos escondermos e recuperar vida (sim, a vida se recupera sozinha, ou seja, não tem mais os clássicos Medic Kits). Mas não se preocupe: você não estará sozinho e sim acompanhado de seus amigos, que o ajudarão durante as batalhas (mas às vezes atrapalham).
“Onde há guerra, há armas”. E por isso COD4 não economizou na variedade de armas, que vão desde pistolas até bazucas guiadas por calor.

Áudio
“Não consegui saber se estava em minha casa ou em um campo de batalha.”. É assim que podemos descrever a parte sonora do jogo, pois é perfeita.
Mas para uma experiência realmente agradável, recomendamos um sistema de som 5.1 bem potente… Assim você chega a se perdem em meio aos tiroteios.
A trilha sonora é envolvente, combinando perfeitamente com os momentos de ação, ou até mesmo quando as missões têm como objetivo cautela, pois as músicas são compostas por batidas sútis, e isso nos deixa muito tenso.
Em resumo, podemos dizer sem receio algum, que os sons das armas, dublagens, gritos de guerra, trilha sonora e explosões ficaram de excelente qualidade.

Gráficos
A Infinity Ward fez a engine especialmente para COD4 (e infelizmente não a vendeu para mais ninguém). E é por isso que o jogo possuí um dos gráficos mais atraentes da atualidade, ou seja, não é qualquer computador que consegue rodá-lo no High (mesmo com a excelente otimização realizada pela IW). Mas o que mais surpreende, é o fato de que ao colocar os gráficos no Low, eles ainda conseguem nos deixar sem piscar por bastante tempo.
As texturas em geral possuem uma qualidade impressionante (algumas ficando perto da realidade), já os efeitos de iluminação e sombras proporcionam toda aquela atmosfera de guerra ao jogo.
A física do jogo também está bastante realista, não tendo aqueles erros comuns em alguns jogos. Por exemplo: quando o inimigo morre, o corpo não fica se mexendo sozinho, e quando disparamos contra os inimigos o impacto não “chega” atrasado.
Os gráficos atingem um excelente patamar, sendo uma das principais características do jogo.

Multi-player
Ao completar o modo Single-Player, possuímos apenas dois modos no Multi-Player: Competitive e Team Oriented.
São 16 jogadores simultâneamente que podem participar de inúmeras partidas com uma praticidade e diversão que se assemelha ao modo Single-Player.
Há um total de 16 mapas, e alguns estão presentes no modo campanha, e isso faz com tenhamos cenários para gregos e troianos. Desde enormes campos sem vegetação da Rússia ou até cidades do Oriente Médio, e sua agilidade terá que se adaptar aos diversos terrenos.
Qualquer coisa parecida com outros FPS acaba aqui, pois nosso progresso conta pontos em combate. A soma desses pontos permite à você subir de nível, em um esquema igual ao de Role Playing Game.

Pormenores
Vamos dizer adeus aos vídeos durante a jogatina, pois agora eles são exibidos durante os loadings, entre uma missão e outra. Isso acaba deixando o jogo mais dinâmico, não tendo interrupções nas horas das batalhas. Sem contar que os loadings não são mais entediantes.
No final do treinamento (que é obrigatório), dependendo de sua agilidade, o próprio jogo indica a você um nível de dificuldade. São quatro níveis: Recruit, Regular, Hardened e Veteran.
O jogo é demasiado curto (os jogos atuais andam com este problema), tendo no total dezoito missões principais. Mas para minimizar este problema, é liberada uma missão extra no final. Nesta missão você está em um avião lotado de terroristas, junto com alguns inocentes. E o pior: tem uma bomba no avião, e se você não sair a tempo ela explode. É uma missão muito difícil de completar, principalmente no nível Veteran.
Se você tem aquela missão preferida, e quer repeti-la, não é preciso iniciar um novo jogo. Existe um menu em que estão todas as missões feitas, bastando clicar na desejada e começar a jogar.
Em todas as fases do jogo existem vários laptops escondidos e quanto mais você pegar, mais cheats (códigos) são liberados. Ao todo são 30 laptops. Alguns cheats são divertidos (ou seja, não servem para nada), como os efeitos de tela em preto e branco, filme antigo e super contraste. Também tem aqueles que ajudam o jogador na hora da guerra, facilitando muita coisa.
Às vezes a IA dos seus aliados falha, e eles acabam nos atrapalhando (nada que comprometa a diversão e qualidade final do jogo). Tudo isso por causa de erros de programação.

Conclusão
COD4 veio para quebrar recordes de qualidade, de vendas, estabilizar ainda mais o nome Call of Duty no mercado de games, e acabou deixando uma grande responsabilidade para futuro COD5: fazer melhor o que já era de excelência. Apenas podemos esperar.
Se você é um fã assíduo de jogos de guerras, ou simplesmente adora FPS que permitem a você se sentir na pele do personagem, COD4 é o mais indicado do gênero.
Um agradecimento muito especial à Activision e à Infinity Ward

~ por benhur22 em maio 6, 2008.

4 Respostas to “Call of Duty 4”

  1. jogo do kraii

  2. eu jogo on!!! mto da hora!!!! agora so major-35 (25/05/09) meu nome no jogo eh lmxsaocarlos!

  3. Esse é sem duvida o melhor jogo de guerra que eu já vi, já tô experimentando até o Call of Duty 5

  4. Nossa esse jogo é muito louco mano .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: