Bob Marley, o rei do reggae???

Bob Marley, the Legend

Como todo mundo sabe… Robert Nesta Marley é considerado o Rei do Reggae por ter revolucionado o mundo implantando o reggae music… No fim da decada de 60… Quando morreu em 1981 já era o musico de reggae mais famoso do mundo…

Nos dias de hoje, os adoradores do Reggae Raiz desconsideram todas as bandas não independentes e por vez as que se expõe à midia. São conhecidas no meio como “modinha”.

Isso começou quando o musico Armandinho, contratado pela gravadora Universal, foi lançado à midia, popularizando o reggae no brasil… Por isso que conhecemos Armandinho, Edu Ribeiro, Chimarruts, entre outros como “Reggae POP”. Mas o reggae mostrado por esses musicos, não é o mesmo que o Bob fazia, não é o verdadeiro reggae jamaicano!!!

Mas, se hoje você comprar um CD do Bob e olhar na contra-capa tem um simbolo lá da gravadora Universal… Além disso, Bob Marley frequentava progamas de radio, e alguns de televisão…

Então é bom agente parar pra pensar…  Será que nós, regueiros, não estamos  “pegando pesado” com os caras que vão na midia e não são independentes ou o Bob não era esse exemplo como imaginamos… Quando digo isso, me refiro sobre o Natiruts e o Ponto de Equilibrio, e não ao Armandinho e Cia. pois o Natiruts e o Ponto apresentam um reggae root’s. Muito diferente do reggae POP do Armando…

Dêêm sua opiniao sobre isso…

~ por guimartins em janeiro 27, 2008.

13 Respostas to “Bob Marley, o rei do reggae???”

  1. Penso que, assim como o rock tem diversas variações, o reggae também deva ter, influenciado pelas culturas onde se populariza e, claro, pelo tempo. Quanto à postura das bandas diante da mídia, não vejo problema algum em ganhar dinheiro, ser mais popular, trabalhar com gravadoras consagradas e harmonizar-se com os meios de comunicação. Afinal, pouco ou nada adianta o músico ser bom, mas estar à margem.

  2. O problema desses cantores não é que eles vão a mídia, e são lançados por uma super gravadora. A questão é música deles, as letras que não giram em torno do eixo reggae que foi criado anos atrás. E se o reggae trás uma filosofia antiga de reivindicação e resistência, porque ela tem que ser quebrada agora com letras melódicas, com o “love reggae” e pelo “pop Reggae”? Bom desconsiderando que estamos no Brasil e fazendo uma avaliação através do reggae caribenho, e não só o reggae tudo que vem pra cá sofre uma mudança drastica em sua estrutura. O som dessas bandinhas ao meu ver não são nenhum pouco roots, elas se desviam de mais da cultura reggae de verdade e não deveriam ser consideradas um reggae puro. Essas bandas tão ai só alimentando a Babilônia, mas sem conteúdo nenhum. Natiruts vai fazer um show no Espirito Santo , chega encima do palco de ante da massa “regueira” e começa a tocar um som do OLODUM! E dizendo ainda que reggae não tem fronteiras. Quando essas bandas entram na mídia acaba ofuscando outras bandas boas, principalmente as que vem do nordeste, que tem menos recursos e reconhecimento, como por exemplo Edson Gomes. Poucas pessoas curti o som dele em comparação com o ponto de Equlibrio e o Natiruts. O reggae tinha que ser unido e opor-se ao capitalismo , modismo e o sistema comercial que prepondera. A questão não é o ganho de dinheiro mas a forma que eles usam o reggae para ganhar.

    Bob Marley é sempre muito difícil de se comentar pois ele foi o precurso, ele que alavancou o reggae de uma tal forma que ninguem mais conseguirá. Só que o Bob não era essa figura imponente que as pessoas tem idéia por ai não. Bob Marley varias vezes mostrou ser bastante contraditório várias vezes ele dizia uma coisa e fazia outra. Exemplo disso é na musica “rat race” que ele faz criticas ao sistema Politico violentamente, e chega depois encima do palco e levanta a mão de dois politicos. Fora que ele tambem foi um otimo empresário. Rita Marley falou que ele a tratava como “mucama”, não é atoa que ela tem uma ação na justiça querendo a mansão dele como uma forma de indenização. O que se dizer de uma pessoa que prega a paz e o amor como única forma de salvação chegar e apontar uma arma na cabeça de outra pessoa? Bom foi o que Bob fez em um acerta situaçao. ´Sem desmerece-lo como cantor, mas as músicas que fez sucesso dele, por exemplo “One Love” não foram escritas por ele, mas sim po TOSH. E o Tosh em suas letras sempre atacou a Babilônia e o sistema de forma mais preponderante que o Marley. Poucas pessoas tem conciência desses fatos. Mas não o culpo pois a mídia que traz a verdades distorcidas. O reggae é um stilu músical diferente de todos os outros, uma história muito forte que faz as pessoas que estão ai lutando se identificar e se vestir como se fosse uma armadura. Só que vezes ou outras chegam certas pessoas querendo influênciar nisso quebrando toda uma filosofia que foi criada ao longo desses anos todos. Reggae não é axé e merece ser respeitado enquanto toca…

  3. ow… deu aula ai o de cima… vlw mesmo….

    eu acredito que o Ponto de Equilibrio não perdeu suas raizes no reggae jamaicano…
    ele apenas mesclou o reggae original com sua cultura… pois eles sao de vila isabel, terra do samba… “quem foi que disse que o dread nao gostava de sambar, sambar, sambar, sambar”

    a musica que mais ataca o sistema do Bob é War, mas a letra e baseada no discurso do Sallasie I…
    O Natiruts mudou mto depois que foi a midia mesmo, acho o reggae do natiruts mto passivo tmb… nao tem batida forte…
    é uma pena que bandas de reggae nao tem mta influencia no brasil… pois vc procura um cd pra comprar na internet… de bandas conheçidas como Jah I Ras e Mato Seco e nao acha…..

    LIBERDADE PRA TODA A NAÇÃO!!!

  4. Vale também dizer que, no tocante às letras, as bandas de reggae no Brasil quase não fazem composições de sentido social, que tem sido umas das coisas mais marcantes desse estilo musical. Fica quase tudo muito voltado ao romântico e isso também desvirtua o reggae.

  5. bem ate deixava aki um post msm mt fixe e enorme pk a vida do “GRANDE BOB” foi feita de grandes sucessos por td o k konxeguio exkrever e kantar… taum passei so pa dizer k “ele” ha-d sempre ser recordado como o “rei do reggae” his music lives on

  6. mando!!!! tá massa adorei!

  7. eu não gosto muito de reggae eu gosto mais de pop

    gostava de Michael Jackson só que ele já morreu .

    fiquei muito triste:/

  8. o comentário de cima é tragico.
    e o cara lá em cima deu uma aula meesmo.
    o pior é o sistema e a mídia q o reggae raiz deveria ” combater ” está comprando essas bandas.

  9. bob marley e mesmo o fera do reegae

  10. o bob marley
    revolucionou o reggae e todos q curti o reggae gosta dele eu curto ele d+
    todos no escolão do parque itararé-tersina-piauí

  11. Robert Nesta Marley concertezaa é o Reei do Reggae , nao é só pork ele morreu qe outra pessoa vai ocupar esse lugar . É como o Michael Jackson no pop , ngm vaaai tomar o lugar deele ;/ Bob Maarley pra smp ♥

  12. Bob Marley foi o cara, e ultrapassou a fronteira do reggae tornando-se um expoente da música mundial, a maior prova disso é a quantidade de cantores de outros estilos que regravou as suas músicas. E para aquele que falou que one love foi escrita por Tosh, tá muito enganado, foi escrita pelos dois assim como Get Up Stand Up; boa parte das músicas de Marley que faz sucessos hoje como Redemption Song, Rat Race, Positive Vibration, No Woman, No Cry, War entre outras foram compostas no período em que Tosh já tinha saído da banda. E para aquele que falou que há contradição em Marley subir ao palco e unir a mãos de políticos inimigos , se esquece que Marley critica a Babilônia, mas em nenhum momento viu a guerra como forma de melhoria de vida da população, se fosse necessário estabelecer a união de políticos opostos pra restabelecer a paz para o povo jamaicano assim ele faria como o fez. “Prefiro perder a guerra e ganhar a paz”.

  13. O Bob foi o melhor e ponto… Quando ao que ele fez com a Rita, ela contou a hitória dela, ele num tah vivo pra contar a versão dele… é mto fácil dizer algo de alguém se esta pessoa jah morreu!!! Quanto as musicas ele não cantava musicas de outros, ele era mto perfeccionista, pelo menos uma participação nelas ele teve… Ele deixopu um legado, coisa que pouquíssimos fizeram. Ele não era contraditório, todos jah mudaram de opinião a respeito de algo ou alguem, provavelmente, esses políticos o convenceram que eram honestos ou sei la oque.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: